Não vê nenhum mamífero a dar à luz exposto, agitado e no meio de confusão. E afinal, não somos todos mamíferos? Analisemos então o parto no mundo animal.

Um dos exercícios que peço ás famílias que acompanho é observar o nascimento de um mamífero, qualquer um.
Isto, para que percebam que todos os mamíferos têm as mesmas necessidades básicas durante o nascimento:

– Segurança (sentir-se protegido)
– Intimidade (estar resguardado e não ser observado)
– Tranquilidade

Por exemplo, no caso dos cães e dos gatos, até pode montar uma caminha confortável, para que tenham lá os seus filhotes. No entanto, o mais provável, é que os tenham debaixo da cama ou de uma mesa. Ou até atrás da porta. Ou seja, em qualquer sítio onde se sintam protegidos e escondidos.

Nas quintas, pode estar tudo preparado para o nascimento de um bezerro, mas ele nasce quando o dono faz uma pausa para tomar café.

Afinal, não somos todos mamíferos?

Outro aspeto interessante é que não vê nenhum mamífero a dar à luz em aflição ou stress. Por norma, estão sempre recolhidos, escondidos, concentrados e a seguir o seu instinto, pois não frequentaram nenhum curso e ninguém os ensinou a dar à luz. Isso, porque eles sabem, instintivamente, o que fazer.

E afinal, não somos todos mamíferos? 

Os humanos também têm instintos e foram programados para saber dar à luz. Infelizmente, alimentamos e trabalhamos a parte consciente e racional da nossa mente, esquecendo-nos da parte mais animal onde estão os instintos. Na maioria das vezes, pomos em causa e duvidamos da nossa capacidade inata de dar a luz quando essa capacidade nasceu connosco, com milénios de evolução da raça. É importante valorizar os instintos porque são um recurso valiosíssimo para o nascimento.

As mesmas necessidades dos restantes mamíferos.

As mães têm as mesmas necessidades dos restantes mamíferos e também procuram, instintivamente, um local onde se sintam seguras e pouco observadas. E isto pode fazer a diferença entre um nascimento rápido e lento.
Dar à luz é um ato que requer privacidade. Imagine ser observada enquanto vai à casa de banho, por exemplo. Iria sentir-se descontraída e à vontade? Ou quando está a fazer amor? Claro que não.

Por todas estas razões, o ambiente é importantíssimo para o bom desenvolvimento do nascimento.

Tal como acontece com os restantes mamíferos, é crucial criar este ambiente tranquilo para a mãe porque quando não estamos totalmente confortáveis, o corpo fica em alerta. Muitas pessoas ficam obstipadas quando viajam ou nem conseguem dormir descansados na primeira noite num hotel, por exemplo. Sempre que nos encontramos num ambiente estranho somos afetados pelo stress, seja num nível elevado ou apenas uma ligeira tensão.

Desta forma, é necessário evitar e minimizar ao máximo o stress provocado por ambientes desconhecidos e ajustar o ambiente para o nascimento.

Percebe agora a importância do ambiente onde a mãe se prepara para a vinda do seu bebé?
Recorde-se que é imprescindível que se sinta protegida, resguardada e em segurança para que tudo aconteça naturalmente e comodamente.

Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos- Hypnobirthing7- Programa de acompanhamento online com Hypnobirthing.
Mais publicações no website , no Facebook e Instagram

Imagem: fonte alvitrando.blogs.sapo.pt