Pode ser que durante o parto a mãe fique mais tensa . Nesta fase, o acompanhante entra em ação identificando os principais sinais de tensão para a ajudar a relaxar.

Alguns sinais de tensão muito fáceis de identificar:

1º: Boca e mandíbula
Um dos sinais mais visíveis é a tensão na boca ou na mandíbula, como por exemplo, apertar os dentes ou contrair a boca.
É natural que quando a mãe está com uma onda uterina mais potente, mostre tensão na boca e na mandíbula porque essa zona está conectada com o soalho pélvico. Assim, quando se verifica alguma tensão na boca e mandíbula da mãe é sinal de que ha tensão também na zona do períneo. Este músculo necessita de estar descontraído e a tensão pode originar uma laceração desnecessária. Não queremos que isso aconteça e essa é a razão pela qual é tão importante evitar essa tensão na mandíbula para evitar tensão no solo pélvico.

É muito fácil de identificar e de solucionar também.
Para perceber faça um pequeno exercício: experimente apertar a boca e relaxar o solo pélvico ao mesmo tempo; é difícil, certo? Pode parecer estranho, mas as duas zonas estão ligadas.
E ainda bem porque esta ligação ajuda-nos a atuar rapidamente.

Como relaxar a boca ou mandíbula?
– Dando um beijo longo, por exemplo. Se a mãe tiver vontade e aceitar, ajuda a produzir Ocitocina e é perfeito;

– Fazendo “lábios de cavalo”, soprando descontraidamente por entre os lábios como um cavalo a resfolgar. Pode parecer ridículo, mas funciona muito bem.

– Fazendo sons e vocalizações, por exemplo “Aahahahah” com a boca entreaberta.

2º: Costas tensas ou encolhidas.
Neste caso, põe uma mão nas costas, faz uma massagem relaxante ou dá-lhe umas festas e pede-lhe que relaxe.

3º: Agarrar algo com força ou tensão.
Aqui ajude-a com a respiração e tranquilize-a falando com ela tranquilamente.

É muito importante que o acompanhante entenda estes sinais e use as várias ferramentas de Hypnobirthing para evitar a tensão e ajudar ao relaxamento, sempre recordando que entre cada uma das ondas uterinas há um período de descanso que deve ser aproveitado para relaxar ao máximo.

Excerto da formação completa em Hypnobirthing.