Lição 10 – Como usar as técnicas de Hypnobirthing– Iniciação ao Hypnobirthing
Já tens em teu poder algumas técnicas de Hypnobirthing que te irão ajudar. Aprende a usá-las e acredita que serão as tuas grandes aliadas.
São apenas uns “pozinhos” do que podes aprender nos acompanhamentos mas tenho a certeza de que já te ajudarão muito.
São como ferramentas que levas para qualquer circunstância de parto, e cada uma tem a sua função, de acordo com a ocasião.
- Com o relaxamento “Escada de Calma”, aprendes a relaxar rapidamente até conseguir relaxar sozinha. É muito útil para acalmar durante o parto;
- Meditação Suave – Podes ouvir desde o início da gravidez, de preferência ao deitar, até (e durante) ao parto. Ajuda a ganhar confiança para o parto.
- Respiração Ascendente- Ajuda a oxigenar bem o corpo e acalma a mente, potenciando a produção de Ocitocina. A usar durante a maior parte do parto.
- Meditação para o parto*- Este relaxamento foi criado especificamente para usar enquanto estás em trabalho de parto. Vai ajudar-te a concentrar e seguir a respiração com algumas visualizações ascendentes e podes ouvir ininterruptamente. Tens aqui uma versão curta e gratuita.
Além destas, destaco outras técnicas exclusivas dos Acompanhamentos Parto sem Medos que são imprescindíveis para um parto positivo. Encontras alguma informação sobre algumas na página de Youtube. - Lugar seguro*- para criar o ambiente de proteção que necessitas (principalmente se estiveres sem acompanhante) retirando-te mentalmente para o teu lugar seguro, sentindo-te protegida durante o parto;
- Auto-Hipnose “Ondas de Amor* – reformula a tua perceção das contrações, deves treinar apenas a partir das 36 semanas.
- Auto-Hipnose “Afirmações para a mãe”*: transforma as crenças e medos em confiança e tranquilidade. A treinar desde o início do acompanhamento.
- Auto-Hipnose “Calma e Confiança”*: reformula as crenças e medos que prejudicam a gravidez e parto. A treinar semanalmente desde o início do acompanhamento.
- Semáforo* – começa cada onda uterina no verde, liberta de tensão, sem nunca chegar ao vermelho.
- Treino em casal*– treinar o máximo possível a partir das 36 semanas. É importante que pratiquem bastante nas últimas 2 semanas porque é uma das principais técnicas;
- Respiração Descendente*: A usar na fase final do parto, no período expulsivo.
- Análise de receios*: Vais perceber onde cada medo/insegurança te leva, qual o caminho para te libertares.
Por fim, desejo-te uma gravidez plena e tranquila. Usa este tempo de gestação para aprender e praticar. Prepara-te para que, quando chegar o momento, possas desfrutar da experiência. Acredita que o teu bebé agradece porque hoje já não há dúvidas sobre como a gravidez e parto impactam a vida do teu bebé.
Próxima lição: Nasce uma família
Esta introdução NÃO é um acompanhamento Parto sem Medos com Hypnobirthing e apenas utiliza algumas técnicas que fazem parte do programa.