As mães já o sentem mas estudos recentes demonstram como é importante comunicar com o bebé na barriga. Esses estudos afirmam que o bebé ouve e aprende. Inclusive, na última fase da gravidez, o seu cérebro começa a absorver informações adquiridas ainda no útero.
Se ainda não o faz, comunique muito com o seu bebé durante a gravidez!

Para o psicólogo Roberto Debski, a comunicação entre mãe e bebé é uma realidade. Hoje cada vez mais estudos comprovam que tudo o que a mãe sente reflete-se imediatamente no bebé.

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem é site.germs-1548675-unsplash-1024x683.jpg

Assim, estas descobertas aumentam a responsabilidade da mãe e do pai durante a gravidez. “Esse cuidado vai além dos cuidados pré-natal, dos exames necessários e da preocupação com o parto. Os pais devem ter em mente que precisam de se cuidar também emocionalmente para que esse bebé se desenvolva, nasça e cresça como uma criança saudável também nas suas emoções” afirma Debski.

Como terapeuta de Hypnobirthing, tenho por hábito promover alguns exercícios que ligam a mãe ao seu bebé e, assim, promover a ligação e comunicação entre os dois. O pai também, é envolvido aquando da prática em casal.

É importante porque a falta de ligação ou as emoções negativas podem afetar o bebé e criar problemas futuros. Como hipnoterapeuta, encontro vários “traumas” em adultos que se prendem com emoções que sentiram enquanto bebés.

Assim, tenho sempre o cuidado de sensibilizar os pais para o facto do bebé sentir tudo o que a mãe sente e assim promover a comunicação positiva entre todos.

5 dicas para comunicar com o seu bebé, na barriga

1. Fale 
Fale com ele, pausadamente, tranquilamente em voz alta ou em pensamento. Conte-lhe tudo o que é positivo, como foi o seu dia, como é cada pessoa da família… Mas cuidado , só conversas positivas.

2. Brinque 
A barriga já cresceu e a mãe já o sente mexer. Vá brincando com pequenos movimentos e veja se responde, poderá surpreender-se!

3. Dê-lhe música
Parece que a música clássica seria a mais adequada, no entanto, acredito que qualquer música que deixe a mãe feliz deixa o bebé feliz também. Claro que não pode ser música muito pesada mas qualquer música que agrada à mãe agradará ao bebé porque ele está ligado às suas emoções.

4. Relaxe
Os estudos indicam que quando esta relaxada produz as hormonas da felicidade e reduz a Adrenalina por isso quanto menos ansiedade, melhor. Para o bebé e a mamãe.
Quando relaxa ou medita, convide o seu bebé a participar também. O programa de Hypnobirthing tem vários áudios para promover esse relaxamento com afirmações positivas. Principalmente após um dia agitado, quando o bebé se mexe muito, experimente dizer-lhe “vamos descansar agora, filho?”, relaxe e surpreenda-se com a reação.

5. Declare-se
Por último, e talvez mais importante, declare todo seu amor ao seu bebé. Diga-lhe que é bem vindo, que o ama, que ele é fantástico, que vão ser muito felizes…
Quem não gosta de saber que é amado? Seja em forma de canção, carinhos na barriga ou conversando mesmo . Vale também beijinhos na barriga de quem está com a mãe e ligado ao bebé.

Demonstre todos os dias que ama o seu bebé, acredite que faz toda a diferença!

A preparação da mente para o nascimento é a base do Hypnobirthing, saiba mais no nosso siteFacebook e Instagram