Todas as mães que acompanho enviam-me o seu relato de parto e a sua opinião sobre a experiência para avaliarmos o que correu bem e, também, menos bem.
Normalmente partilho uns trechos destes relatos mas este merece ser publicado na íntegra pois esta mãe foi um exemplo de entrega, numa história com um final feliz.

Escrita na 1ª pessoa, esta é a experiência da M, salvaguardando que todas somos diferentes e nada funciona da mesma forma para todas as pessoas.

“Iniciei o hypnobirthing às 36 semanas e logo no primeiro dia que pus em prática os áudios, passei a dormir a noite toda.
Para além disso e de me proporcionar uma tranquilidade durante a gravidez, às 39 semanas através de visualizações, consegui que o meu filho que entretanto se tinha sentado novamente, desse a volta e se posicionasse para ter um parto normal, mesmo tendo já cerca de 3,5kg.
Quando cheguei ao hospital para fazer a cesariana tive essa incrível surpresa de que ele tinha dado a volta e ao fim de uma semana ele escolheu nascer.

Durante o trabalho de parto estava sozinha num quarto com a máscara posta e os aúdios e a voz da Maria foram a minha companhia. A Maria tem uma voz muito tranquila e que dá muita confiança. Os aúdios que mais ouvi foram o lugar seguro, 1,2,3 relaxa e as Ondas de amor.

Em relação ao Hypnobirthing, gostei do empoderamento, do esclarecimento do que é um parto natural e respeitado. Gostei de ter o apoio da Maria que foi muito querida e esteve sempre disponível.
A técnica em si permite ter um parto mais célere e com menor dor. Quando cheguei ao hospital tinha 5 dedos de dilatação e tinha umas dores muito suportáveis.
Sem dúvida recomendo o Hypnobirthing para quem está grávida e pensa em ter um parto normal. Seja primeiro filho ou não. Eu tive um segundo filho e ajudou-me imenso a eliminar medos de parto normal e tudo correu lindamente.
Tive o meu filho de forma natural às 40s+4d, sem ajudas, sem induções, sem episotomia, de forma muito tranquila e confiante.

O Francisco é menino muito tranquilo. Tão tranquilo que às vezes estranho se é normal. Será do Hypnobirthing? Não sei mas fica aqui a nota.

Muito obrigada, a Maria é uma pessoa que nunca vou esquecer na minha vida. Um beijinho grande e continue a fazer esse trabalho maravilhoso.”

Obrigada M pelo seu testemunho que, certamente, ajudará outras grávidas!
Crédito de Imagem: The-scientist