fbpx

Como Funciona?

Comecemos pelo princípio

Quando se pensa em parto, qual a primeira imagem que vem à mente?
Na maioria das vezes é a imagem de uma mulher, no hospital, a gritar de dor junto de um companheiro à beira de um ataque de nervos. Este é o cenário que tem sido construído pela nossa sociedade moderna ao longo dos anos . É desta forma que os partos são retratados e é a imagem que permanece na mente de muitas pessoas.

Crenças de parto com dor enraizadas na menta da grávida

Tudo começa quando, desde pequenina, a mulher ouve falar das dores de parto, das horas de sofrimento e da dificuldade que é dar à luz. Todas estas crenças vão ficando enraizadas na sua mente, sendo reforçadas pelos filmes e relatos de vivências de mulheres que conhece.
Quando engravida, parece que a situação piora pois o seu estado leva a que muitas mães, na maior inocência, partilhem com ela as suas experiências de parto que nem sempre são as mais favoráveis. Família, amigas, colegas de trabalho e até os membros dos grupos de redes sociais onde se inscreveu, acabam por lhe contar as suas vivências. Todas essas histórias ajudam, inconscientemente, a intensificar um cenário de ansiedade. Assim, a mente da grávida vai ficando cada vez mais cheia de inputs negativos e, como é natural, quanto mais vai avançando a gravidez, mais essas crenças e ideias vão intensificando o seu medo e mais nervosa ela se sente.

Ansiedade e medo que prejudicam o parto

A ansiedade manifesta-se das mais diversas formas. "Um aperto enorme no peito", "o coração a bater muito depressa", "não consigo dormir", "muito angustiada e com dificuldade em respirar", "a sensação de que algo vai correr mal" e até há mesmo quem tenha sonhos recorrentes de partos com os cenários mais complicados. Estas descrições são sintomas claríssimos de ansiedade e de um profundo medo que se intensifica com o aproximar do termo da gravidez.
.

Reprogramação da mente através de hipnoterapia

É aqui que entra o Hypnobirthing, um método simples e muito eficaz, que foi cuidadosamente desenvolvido para preparar as mães para o parto, sem medos ou ansiedade. Através de sessões de hipnoterapia libertam-se os medos enquanto a grávida aprende a confiar no processo natural do nascimento. Prepara-se para relaxar, colaborar com o seu bebé e permitir que seu corpo sábio faça o que sabe naturalmente para dar à luz em harmonia.
Além das consultas, a mãe deve seguir o seu trabalho em casa com auto-hipnose.

Praticar regularmente a auto-hipnose

Ao praticar a auto-hipnose, está a desenvolver esta habilidade, em sua casa e ao seu ritmo. As gravações ajudam-ma a relaxar, aumentar a confiança e o auto-controle. A voz do hipnoterapeuta leva-a a um relaxamento profundo, seguido de visualizações guiadas e sugestões positivas. Ao ouvir regularmente as gravações, aprende técnicas altamente eficazes de relaxamento enquanto aumenta a sua confiança na capacidade natural do seu corpo. Ensaiando repetidas vezes, fica cada vez mais familiarizada e vai ultrapassando o medo do desconhecido e preparando a sua mente e corpo para uma experiência positiva de nascimento. Quanto mais pratica mais fácil se torna.