Ainda há defina um parto humanizado como um nascimento na água, rodeada de música ambiente, luzes suaves, na tranquilidade do lar.
Pode ser uma das imagens mas, o parto humanizado pode decorrer no hospital ou em casa, com ou sem ajuda química, com ou sem acompanhante…

Isto, porque um parto humanizado tem a mãe e o bebé como figura central.
Na minha opinião, o parto humanizado é um parto onde a mãe tem todas as condições para parir de forma natural, sem intervenções desnecessárias. É um parto que respeita a mulher e lhe dá todas as condições para trazer o seu bebé, no seu tempo, à sua vontade e nas suas condições.

Conhecimento e empoderamento

Na sociedade atual, há alguma tendência em usar fármacos que aceleram e modificam o curso do parto. No entanto ainda há tantas mães que desconhecem este processo. Para elas é natural, pois não conhecem a fisiologia do parto, as suas particularidades físicas e emocionais, e muito menos as suas próprias capacidades.
Assim, o primeiro passo para um parto humanizado é informar e empoderar a mulher. Só assim, ela toma consciência da sua capacidade o do seu poder.

É importantíssimo que conheça os seus medos e que os trabalhe durante a gravidez, para que confie no seu corpo e em todo o processo. A informação e conhecimento vai ajudá-la a preparar o momento do nascimento de forma consciente e responsável. Poderá assim respeitar a sua natureza durante a gravidez e no trabalho de parto.

Em qualquer circunstância de parto, se a grávida (ou casal) for respeitada como pessoa e nas suas escolha e se se sentir a protagonista do seu parto, o nascimento irá decorrer com dignidade e respeito.

Um nascimento humanizado, para mim, é só isto:
a oportunidade de viver a experiência de nascimento da forma mais natural possível, com muito respeito pela mãe e pelo bebé.

O nascimento é um momento de amor e respeito, afinal é a chegada de um bebé ao mundo.

Se todos os que vivem e testemunham esta obra da natureza, sejam intervenientes, acompanhantes ou profissionais, desempenharem o seu papel com o respeito e o amor que este evento merece, o parto será certamente humanizado.

E é URGENTE humanizar o parto!

Maria Ribeiro
Fundadora do Parto se Medos- Hypnobirthing7- Programa de acompanhamento online com Hypnobirthing.
Mais publicações no website , no Facebook e Instagram