• Hypnobirthing7

    Dar à luz em harmonia

Perguntas Frequentes

Algumas das dúvidas que me colocam frequentemente
O Hipnobirthing pode fazer algum mal ou tem alguma contra-indicação?

Não, o Hypnobirthing é um método especificamente criado para grávidas, Não tem qualquer contra-indicação ou perigo. É completamente seguro e traz fortes benefícios para a grávida, para o bebé e para o pai.

Qual a altura ideal para começar o Hypnobirthing?

Num cenário ideal seria ás 12 semanas. Quanto mais cedo aprender o conceito melhor.
Se só descobriu o método mais tarde, vai sempre a tempo de se preparar o parto com uma sessão única que ajudará bastante.

O companheiro é integrado no processo de Hypnobirthing?​​

O companheiro pode (e deve) fazer parte do processo de Hypnobirthing, desde que queira e que a mãe manifeste essa vontade.
Faz parte de todo o processo e pratica as técnicas com a mãe ao longo da gravidez. Será preparado para apoiar a mãe no parto sabendo exatamente qual o seu papel. Durante o parto, o parceiro ajuda a mãe através de técnicas de relaxamento, afirmações e visualizações que aprenderam juntos.
No entanto há situações em que o companheiro não pode estar presente e não invalida o sucesso do Hypnobirthing desde que a mãe tenha sido preparada para essa situação.

Se fizer Hypnobirthing posso prescindir de acompanhamento médico?

Claro que não!
O Hypnobirthing é um método complementar ao acompanhamento médico.

Quantas sessões são o ideal para um parto por Hypnobirthing?

Depende da disponibilidade e tempo de gravidez.
O ideal é o programa completo com sessões presenciais . Mas cada mamã é única e tem condições diferentes da outra, e trabalho de acordo com cada situação. Pode também fazer o curso online e não precisar de nenhuma sessão. Depende da sua situação.

Quero uma Epidural ou uma cesariana electiva, este curso é indicado para mim?

Sim, a beleza do Hypnobirthing é que ajuda TODO o tipo de partos. O Hypnobirthing dá-lhe uma serie de técnicas que se ajustam a todas as situações e usará a que for mais indicada. Um parto com Epidural pode ser tão ou mais traumático de que um nascimento espontâneo. Uma Cesariana ainda mais, pois envolve uma cirurgia e tudo o que ela acarreta.
E quantas mulheres procuram a Epidural porque não sabem que há forma de ter um nascimento confortável? Já aconteceu uma mãe se preparar para um nascimento com Epidural e, na altura, mudar de ideias e dizer que não precisava. E o inverso também. Cada situação é única e o Hypnobirthing ajudará a que tudo se processe com harmonia porque estará informada, em controle e completamente tranquila..

O parto por Hypnobirthing é totalmente indolor? É como uma Epidural?

Nao.
Sabemos que o tempo e as dores do parto aumentam pela tensão da mãe. O Hypnobirthing trabalha essa componente emocional para que a mãe fique relaxada e tranquila, evitando qualquer tensão que possa prejudicar o trabalho de parto natural. A mãe está totalmente focada para desfrutar de uma experiência de nascimento humanizada e natural. Por si só, é um processo que reduz drasticamente as probabilidades de dor mas seria incorreto prometer um parto sem absolutamente nenhum incomodo físico. O corpo está em transformação e pode trazer incómodo, obviamente. Mas não traz sofrimento intenso pois aprende a evitar o ciclo da dor.

Já é o meu 2ª ou 3º filho, é indicado para o meu caso?

Tanto pode ser o seu primeiro filho, e nem sabe como se vai comportar o seu corpo, ou ser o seu 5º filho, e já ter uma noção de como reage, e o Hypnobirthing irá ajudar em cada situação. A sua mente é a chave da questão e, com as técnicas de Hypnobirthing, pode estar certa de que vivenciará a situação de forma totalmente diferente.

Porque devo praticar em casa?

Ao praticar, está a treinar as técnicas. As gravações ajudam a relaxar, aumentar a confiança e o auto-controle. A voz do hipnoterapeuta leva-a a um relaxamento profundo, seguido de visualizações guiadas e sugestões positivas. Ao treinar regularmente de acordo com o programa, aprende técnicas altamente eficazes enquanto aumenta a sua confiança na capacidade natural do seu corpo. Ensaiando repetidas vezes, fica cada vez mais familiarizada, preparando sua mente e corpo para uma experiência positiva de nascimento. Como em tudo, quanto mais pratica mais fácil se torna.

Como funciona o Curso Online ?

Regista-se na plataforma de E-Learning com o seu mail e password e acede à sua conta pessoal. Aprende a seu ritmo, vê os filmes, ouve os áudios e tem acesso a todo o material de que necessita. Pode rever as vezes necessárias porque a formação estará disponível durante 9 meses.

O Hypnobirthing funciona com todas as pessoas?

Sim, com o devido treino. Um dos fatores de sucesso é explicar todo o conceito e desenvolver a aprendizagem do método para que o casal perceba e lhe faça sentido. O hypnobirthing demonstra que quando a mente acredita, o corpo segue-a. Já há estudos que demonstram a eficácia do Hypnobirthing, no entanto, como em qualquer outra atividade, é necessário treino e trabalho para atingir o objetivo. Por exemplo, um maratonista não ganha a maratona se não treinar antes...

Quanto tempo demora a consulta/sessão?

A primeira consulta demora cerca de 2,5 horas, é um pouco mais demorada devido à conversa inicial. As consultas seguintes demoram cerca de 1,30 horas. a 2 horas.

As sessões de Hypnobirthing são como os cursos de preparação para o parto?

Não.
As sessões de Hypnobirthing são sessões que preparam os pais para esta metodologia. São um excelente complemento aos cursos tradicionais de preparação para o parto mas não os substituem.

Todas as sessões de Hypnobirthing são iguais?

Têm alguns conteúdos comuns, no entanto, uma grávida com grau de ansiedade 5 necessita de uma intervenção diferente de uma grávida com grau de ansiedade 9. Trabalho com cada mãe de forma única, individualmente, de acordo com o estado em que se encontra e com as áreas que mais necessita de trabalhar. As gravações e "trabalho de casa" são também selecionados de acordo com as condições de cada mãe ou casal

Hypno vem de Hipnose, estarei hipnotizada?

Utiliza algumas técnicas de hipnose clínica para chegar a um ligeiro estado hipnótico. Um estado muito parecido com a fase em que está a adormecer ou em que acabou de acordar. Ao contrário do que se pensa, não está a dormir, está em concentração profunda, com a memória ampliada e focada. É um estado parecido com uma meditação guiada por exemplo. A hipnose clínica não é nada mais de que o uso adequado da linguagem para provocar alterações no corpo e nas emoções.

Nesse estado hipnótico vou revelar segredos ou falar do que não quero?

Não, Ninguém diz ou faz algo com que não concorde e está sempre em controle durante toda a sessão.

Posso confiar no hipnoterapeuta?

O hipnoterapeuta é um parceiro de confiança, um companheiro de viagem que acompanha o paciente, de forma segura e tranquila. Além das competências técnicas e certificação, ser terapeuta requer um genuíno interesse pelo paciente pois é um trabalho de total entrega que só pode ser realizado com aceitação, compreensão e amor. O terapeuta está, também ele, ao abrigo da confidencialidade.

O hipnoterapeuta pode falar do meu caso com outras pessoas?

Não, Tudo o que é falado em sessão é altamente confidencial e nunca poderá ser contado a terceiros.
Apenas pode discutir o caso com outros colegas terapeutas desde que não identifique o paciente e com a sua autorização.
Consulte o Código de ética na secçao "Sobre a terapeuta"

Devo fazer um outro curso de Preparação para o Parto?

É uma decisão sua, no entanto, toda a informação é benéfica e o que irá aprender no curso Hypnobirthing7 é complementar com um Curso de Preparação para o Parto. Criei este curso com conhecimento dos conteúdos de um CPP, ajustando as técnicas a esta realidade e, por isso, é ideal como complemento de qualquer Curso De Preparação Para o Parto.
Trabalho, inclusive, em estreita colaboração com dois Centros de Preparação para o Parto, exatamente porque acredito que as duas valências são uma mais valia. No entanto, já acompanhei famílias que não fizeram o CPP e tudo funcionou lindamente.

Porque é o Curso de Hypnobirthing diferente de um Curso de Preparação para o Parto tradicional?

Porque trabalha as técnicas de Hypnobirthing, que não são abordadas num CPP tradicional. Um CPP é ministrado por profissionais de saúde formados para esse efeito e tende a ter uma abordagem mais técnica. O Hypnobirthing tem uma abordagem diferente e trabalha as psicologia e fisiologia do parto e as emoções. São abordagem diferentes e que se complementam.

Posso partilhar o Curso Online com amigas?

Tem acesso ao curso através da sua conta e a decisão de a partilhar é sua. Gostaria no entanto que percebesse que todos os conteúdos deste curso foram estudados, pesquisados, traduzidos e criados em português pois, até à data, não existiam conteúdos nenhuns na nossa língua. Obrigou a centenas de horas de trabalho entre cursos, pesquisas, traduções e gravações para o poder oferecer ao mercado português. Para o poder vender a valores comportáveis, este trabalho só será rentabilizado após centenas de vendas pois foi um grande investimento para que as grávidas portuguesas tivessem esta opção na sua língua. Tenha isso em conta se decidir partilhar a sua senha pois, sem este trabalho, as mulheres portuguesas continuariam com conteúdos apenas em estrangeiro.

O que vão fazer com os meus dados de registo no curso?

Absolutamente nada. Servem apenas para trabalharmos no curso pois, como sabe, a lei da proteção de dados é muito rigorosa e seguimo-la à risca.