Lição 1- A ansiedade no parto- Introdução gratuita ao Hypnobirthing

Vamos perceber como funciona a ansiedade, medo, insegurança durante o parto.
Há milhares de anos que estamos programados para a sobrevivência humana e, perante uma possível ameaça, respondemos com o instinto de sobrevivência. É um reflexo inconsciente que acontece, sempre que nos sentimos “ameaçados”, ativado pelo instinto de sobrevivência.


E o que é que acontece quando ativamos o modo de sobrevivência?

Recorda-te de alguma ocasião em que tiveste medo. O teu coração bateu mais depressa, a tua respiração ficou mais rápida ou sentistes um ligeiro frio na barriga.

Estas são algumas reações involuntárias que acontecem quando o teu corpo encara uma situação como uma possível ameaça. E, para isto, não precisas de estar, efetivamente, em perigo. Basta estar desconfortável ou imaginar um contexto que te deixa insegura. O teu corpo vai responder de forma automática, ativando este “modo de sobrevivência”.


E porque temos medo do parto?

Quando a mulher engravida, a cultura e os media tendem a apresentar o parto como um acontecimento traumático e doloroso. Estas crenças, o receio do desconhecido e um ambiente de gravidez inadequado, geram uma mensagem inconsciente de uma possível “ameaça”.

Mesmo sabendo que não corre perigo, tudo isto surge de forma totalmente involuntária. Assim, na hora do parto, muitas mulheres entram em “modo de sobrevivência” dando origem a alterações físicas no fluxo sanguíneo, na respiração e na tensão muscular.


Quais as consequências do medo/insegurança, durante o parto?

O parto progride com uma hormona chamada Ocitocina, que é fundamental para o bom desenvolvimento de um nascimento. Para ocorrer esta produção, a mãe deve estar tranquila, pois, em tensão, não produz Ocitocina suficiente para um parto confortável.
Durante o parto, os músculos do útero estão em plena atividade e, tal como qualquer outro músculo, precisam de hidratação, energia e boa irrigação sanguínea.

Ora, o “Modo de Sobrevivência” provoca exatamente o oposto porque os torna tensos e com pouca irrigação, cansando-se mais facilmente e criando muito desconforto físico.

Acompanha-me num exercício no vídeo abaixo, é importante que o faças também para sentir, no teu próprio corpo, o efeito da tensão.



Percebeste agora, no teu corpo, a diferença entre os músculos que trabalham em tensão e os que trabalham em relaxamento?

Este é um dos pontos mais trabalhados no Hypnobirthing: evitar que mãe ative o seu sistema de sobrevivência com um conjunto de técnicas que usa nas várias fases do parto.

É simples: eliminando a tensão que provoca alterações hormonais improdutivas, o parto torna-se, obviamente, mais eficaz e mais confortável.

Como é explicado no exercício acima, esta é uma das razões pela qual a mãe que treinou Hypnobirthing tem um parto mais confortável.


Próxima lição: Porquê estar calma durante o parto


Esta introdução NÃO é um acompanhamento Parto sem Medos com Hypnobirthing e apenas  utiliza algumas técnicas que fazem parte do programa.